sexta-feira, 14 de setembro de 2012


NOVA PROTEÇÃO SOLAR
BLOQUEADOR OU PROTETOR SOLAR?



Se há uma coisa que eu faço religiosamente , é passar PROTETOR SOLAR todas as manhãs após escovar os dentes.

Depois de tantos abusos na juventude como: fritar ao sol com coca-cola, óleo de urucum e até pegar insolação com Rayto del Sol e parar no hospital, hoje tento minimizar os efeitos cumulativos dessas porcarias que utilizei na pele.

1 Novidade  -filtros físicos e químicos

O filtro físico, cuja denominação mais moderna é filtro inorgânico, é aquele que age refletindo a radiação solar. Seus principais representantes são o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Ele pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, mas a indústria vem trabalhando com a micronização, processo que diminui o tamanho da partícula, para evitar este efeito.

Já os filtros químicos são substâncias que absorvem a radiação ultravioleta, impedindo que ela passe para a pele, em uma função similar à da melanina. Em geral, todos os protetores hoje em dia trazem fórmulas compostas por ambos os filtros.



2 - As novas regras do Mercosul 

vetam a indicação de “bloqueador solar” nas embalagens, porque isso pode induzir o consumidor a achar que 100% da radiação está sendo bloqueada. Os bronzeadores só poderão ter FPS acima de seis. Ficam proibidos fatores de proteção de dois ou quatro.





3 - E o novo PPD?

Segundo a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni chefe do ambulatório geral de dermatologia do Instituto Professor Azulay, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o FPS é aquele velho conhecido: fps significa Fator de Proteção Solar e filtra os raios UVB, que penetram na camada superficial da pele causando ardência e vermelhidão e, em longo prazo, podem ser responsáveis por câncer de pele.

O rótulo de um produto, seja hidratante, base ou protetor, que informa ter FPS (fator de proteção solar) 20 ou 30, por exemplo, está se referindo apenas à proteção contra os raios UVB. O ideal, segundo especialistas, é que os produtos informem o PPD (método do escurecimento persistente, na sigla em inglês), um indicador do fator de proteção contra UVA  usado na Europa.

O PPD (Persistent Pigment Darkening) é um dos recursos para filtrar os raios UVA, que penetram nas camadas mais profundas da pele, o que pode causar manchas e escurecimento da face, acelerar o envelhecimento e também provocar alterações que podem levar ao câncer de pele.

Seu número deve ser, no mínimo, um terço do FPS “se o hidratante tem FPS 50, o PPD deve ser 15. Mas, para Alexandre Felippo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o dilema hoje é medir o UVA. “A gente entende de UVB, mas não de UVA. Não tem metodologia universal, e cada empresa usa um tipo de teste.



4 -  Indicações

“No dia a dia, se o paciente não estiver fazendo nenhum tratamento dermatológico, é indicado um filtro com FPS 30 ”, destaca e para quem não quer ter o trabalho de ficar usando um filtro aqui outro ali, o dermatologista Marcus Maia faz uma sugestão: “O filtro solar que oferece melhor custo-benefício é o FPS 30, isso é válido para qualquer cor de pele”.

Acima do FPS 30, o percentual de proteção sofre uma variação muito pequena. Por exemplo, enquanto o FPS 30 filtra 96,7% da radiação solar, o FPS 40 filtra 97,8%. No entanto, o protetor com o FPS mais alto possui uma permanência maior na pele, devido à uma fórmula mais estável - a chamada fotoestabilidade.

Mas cuidado com os locais que você frequenta, porque
“Na praia e na piscina, onde a exposição ao sol é mais intensa,
os protetores com FPS acima de 50 e PPD acima de 15 conferem maior proteção”,
sugere  Dr Ricardo Limongi.


Então vamos lá cuidar da nossa CÚTIS heim!!!


FONTES/UOL/CORPO A CORPO E ESPECIALISTA NA NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário