terça-feira, 6 de novembro de 2012


Queda de cabelos em mulheres

A calvície feminina é um problema comum. A queda de cabelos tem as causas mais diversas e, entre as mais comuns, estão as mudanças hormonais, a genética e distúrbios como a anemia e o hipotireoidismo.

Uma alimentação desequilibrada  e consequente falta de algumas vitaminas essenciais acaba enfraquecendo os fios, fazendo-os cair e isso pode trazer problemas até psicológicos, como a baixa auto estima. 

A gravidez também é um aliado da queda capilar,nesse caso, geralmente, o problema vai embora assim que a gravidez termina. Entre as doenças do organismo que podem gerar queda de cabelo estão problemas no fígado, por exemplo, já que um fígado irregular pode causar diversos sintomas, entre eles as complicações capilares.

Segundo estudos científicos cerca de 30% das mulheres com 50 anos têm algum grau de calvície. O que acontece é um afinamento progressivo dos fios, geralmente a partir dos 30 anos. Quando todo o cabelo fica mais ralo, caem tufos ou há um afinamento onde os fios são repartidos, é hora de procurar um médico.

Os tratamentos respondem melhor quando a queda está em fase inicial e vai variar de acordo com esse tipo de queda.

Um dos tipos mais comuns de queda de cabelo é caracterizado pela diminuição dos fios em toda a cabeça e geralmente é causada por febres altas, dengue, anemias (causadas por menstruações intensas ou deficiências nutricionais), dietas radicais, medicamentos e no pós-parto.

Doenças endocrinológicas, como as da tireóide, e estresses importantes também podem fazer o cabelo cair. Em geral, o distúrbio se resolve espontaneamente ou em até seis meses quando a causa é corrigida.

Outra causa comum é a alopecia androgênica - a calvície hereditária - que chega a atingir uma em cada cinco mulheres, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, nos Estados Unidos e nesses casos, os fios da linha da testa são preservados e a mulher não ganha entradas, mas o cabelo da parte de trás e no alto da cabeça vai ficando mais ralo.

A predisposição genética é que vai determinar o grau de queda, mas o excesso de hormônios masculinos, muitas vezes elevados por problemas no ovário ou nas glândulas suprarrenal e hipófise, pode contribuir para o seu agravamento.

Todos os estudos alertam que, raramente, penteados, escovas, chapinhas e tinturas fazem o cabelo cair.

Em geral, esses procedimentos provocam a quebra do cabelo, mas quase nunca vão provocar a queda. Porém a tração continuada de alguns processos, como os alisamentos e os penteados afros, podem provocar a perda definitiva dos fios.

Tratamento com boa taxa de sucesso

Muitos tratamentos usados para combater a calvície masculina não podem ser feitos por mulheres, já que eles agem diretamente nos hormônios. Dependendo do caso, recomenda-se medicamentos por via oral ou tópica que antagonizem a ação dos hormônios masculinos.

Os resultados são variáveis. Em geral,  se consegue a diminuição, a estabilização ou mesmo a reversão parcial do processo. Na calvície, os resultados demoram no mínimo seis meses para serem observados e o tratamento é para sempre.

O tratamento para queda de cabelo com perspectivas reais de recuperação dos próprios fios é alcançado nos dias atuais graças a uma somatória de sucessos da medicina, desenvolvimento de medicamentos e substâncias orais e tópicos que agem em todas as etapas da perda de fios, equipamentos de laser (tratamento para queda de cabelo a laser) capazes de reestimular as células da raiz dos cabelos a voltarem a produzir fios fortes de forma duradoura.

Muito cuidado deve-se ter ao buscar o tratamento para queda de cabelo, pois muitos processos oferecidos pela mídia, sem a supervisão de um médico dermatologista estudioso do cabelo (tricologista) podem, além de não tratar realisticamente todos os fatores envolvidos na perda dos cabelos, ainda causar danos adicionais.

Se você ainda não se deparou com o problema, e nunca quer, a primeira dica é

  1. manter a saúde em dia.
  2. A segunda é não se entregar de braços abertos a toda e qualquer inovação química que os salões apresentam para cabelos mais lisos, menos volumosos, sem frizz ou qualquer outro tipo de promessa ao cabelo perfeito que toda mulher quer ter.


Cuidar preventivamente dos fios é a melhor forma de evitar a queda de cabelo feminino.

Fonte: Portal da SBD


Nenhum comentário:

Postar um comentário