segunda-feira, 26 de novembro de 2012

          O que são os termogênicos?

                      

Existem alguns alimentos que precisam de mais calorias para ser digeridos que os outros, eles são denominados alimentos termogênicos.

O que se sabe é que esses alimentos são responsáveis por 10% do gasto de energia.

Contra indica-se o uso desses alimentos no período noturno para não prejudicar o sono, além disso, existe a recomendação individual e deve ser feita por um profissional. 

Alguns exemplos de alimentos termogênicos são: café, pimenta-caiana, gengibre, chá-verde, vinagre de maçã, soja.

Os intervalos regulares entre as refeições atuam diretamente no aumento do metabolismo alimentar, o contrário acontece quando permanecemos por longos períodos sem comer, pois isso ativa em nosso corpo, mecanismos de defesa que acabam estocando gorduras, já pensou que horror !!!!!

Engordar e emagrecer com freqüência não é interessante, pois ao perdermos peso perdemos também massa magra, dessa maneira acabamos reduzindo o metabolismo também, já que ele se relaciona diretamente com os músculos.

Garantir um sono regular, além de saudável pode contribuir para aumentar nosso metabolismo. 

No período em que dormimos, nosso organismo libera alguns hormônios responsáveis pela manutenção da magra muscular, além de oxidação de gorduras, principalmente a abdominal.

Alguns distúrbios hormonais como os da tireóide podem reduzir o metabolismo, é importante procurar tratamento médico e seguir as recomendações.

Por Natália Lúcia - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário