segunda-feira, 1 de outubro de 2012


SHAMPOO SEM SAL X SHAMPOO  COM SAL




Hoje em dia estão no auge os produtos não agressivos com a promessa de proteger as madeixas da poluição, sol, ar seco e cigarro.

E nessa linha, a grande recomendação dos cabelereiros para pós- química é o xampu sem sal, que tem como compromisso a preservação dos fios .

Primeiro para quem ainda tem dúvida vamos desfazer uma  confusão: o sal da fórmula do xampu não é o mesmo usado no preparo de alimentos. "Ambos recebem o mesmo nome, cloreto de sódio, porém o sal usado nos cosméticos para cabelos não contém iodo, o que o torna mais puro", explica o tricologista, profissional que estuda o couro cabeludo, Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo.

Nas formulações da indústria de cosméticos, o cloreto de sódio é usado para dar viscosidade, agindo como um espessante (conferir consistência e textura). A função do sal (cloreto de sódio) é fazer espuma e encorpar o produto. Também é usado para tirar os resíduos que os outros componentes não conseguem .

Contudo o cloreto de sódio é acusado de remover em demasia a gordura natural dos cabelos, uma espécie de barreira protetora produzida pelas glândulas sebáceas da pele. Em excesso, essa gordura deixaria os fios oleosos e sem brilho. Sua deficiência, porém, provocaria secura e desidratação. E é exatamente aí que residiria a vantagem do xampu sem sal: retirar a oleosidade das madeixas de forma equilibrada, deixando-as protegidas na medida certa.

Mas existe xampu livre de sal?



Depende do sal, mas zero sal não existe ,o que significa a ausência do cloreto de sódio na composição .

Especialistas são enfáticos: todo xampu tem o cloreto de sódio, porém em concentrações diferenciadas, alguns somente para conferir a consistência ideal. Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, complementa: "O principal ingrediente de um xampu são os tensoativos, sendo os mais comuns o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção desses elementos acontece uma reação química cujo produto secundário é o cloreto de sódio".

Por isso podemos dizer que todos os xampus contêm sal, mesmo os que anunciam “sem sal” em seus rótulos, a única diferença é que este sal não tem a função de dar consistência ao xampu, mas foi gerado por uma reação química.

Agora o cloreto de sódio vem sendo gradativamente substituído por espessantes que agregam outros benefícios aos produtos e não apenas o incremento da viscosidade.

A verdade é que são muitos os fatores responsáveis por danificar os cabelos, e cada pessoa é única, portanto é importante você testar o melhor produto que se adapte aos seus fios. 


Além do calor (secador/raios solares) seu principal agressor , temos a baixa umidade do ar e os procedimentos químicos, como alisamentos e colorações que fazemos uma em seguida da outra, que, quando não realizados corretamente, lesionam a cutícula, estrutura externa dos fios. 

Precisamos avaliar tudo isso antes de sair colocando a culpa apenas no xampu.

O importante é não cair na balela do marketing, para aumentar as vendas de um produto, e sim pesquisar se instruir para saber o que é melhor para você.

Bjs
E vamos lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário