domingo, 15 de setembro de 2013

Uma mulher fascinante



NOSSA ATLETA DE CUIABÁ EM LONDRES
Andreia Legramante
10 quilômetros
. Essa foi a primeira distância percorrida por Andreia Legramante em sua primeira corrida de rua. 

Sem nenhum treino, a atleta completou a prova em 1 hora.Andreia começou atreinar e, em pouco tempo, ingressou no Triathlon, que consiste em provas de natação + ciclismo + corrida.

Ela não sabia nadar, mas o desafio e sua persistência a motivaram a encarar seus medos e continuar treinando. Logo veio a primeira prova, em 2002, na cidade de Belém/PA, onde Andreia residia.


Superar limites
Esse sempre foi o que moveu a atleta. Com garra e motivação, ela conquistou o primeiro lugar geral da Copa Norte-Nordeste de Triathlon, feito inédito para uma atleta do Pará, isso apenas um ano após seu início no esporte.

Desde então, foram diversas conquistas em sua carreira: títulos de campeã brasileira, vice-campeã brasileira e participação nos Mundiais de Triathlon em 2004 e 2012 , na Ilha da Madeira/Portugal e em Auckland/Nova Zelândia.

Em 2005, a atleta mudou-se para Cuiabá visando reencontrar-se com a família. A nova rotina a deixou fora das competições até 2010, mas o Triathlon nunca abandonou seu coração. Um ano após seu retorno, Andreia Legramante conquistou o terceiro lugar em sua categoria no Troféu Brasil de Triathlon. 

Na seqüência, foi vice-campeã da Copa Brasil de Triathlon na categoria 35-39 anos no final de 2010.

2011 foi o ano da consagração .
Andreia tornou-se campeã brasileira de Triathlon Standard, o que lhe garantiu a vaga para o Mundial de Auckland (NZL) em 2012. A preparação para Auckland envolveu nada menos do que o maior desafio da atleta até então: o Ironman Brasil. Foram 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida em 11h59min.

Agora o foco é o Mundial de Triathlon em Londres, entre os dias 11 a 15 de Setembro de 2013, cuja Convocação pela Confederação Brasileira de Triathon para fazer parte da Seleção Brasileira no Mundial e por estar em 4o. lugar no ranking nacional do Triathlon Brasileira na sua categoria 40-44 anos feminina.

“Ontem 13/09, foi a minha estréia no Mundial de Triathlon em Londres e a 1a vez competindo um Mundial de Sprint (750mts nat/ 20km bike/ 5km corrida)”, comentou a jovem. 

Como era de se esperar, o percurso era muito rápido, e mostrou que o atleta de triathlon tem que ser muito bom nas 3 modalidades, sem apresentar deficiência em nenhuma delas. 

Como Andréia não tem uma boa natação, essa modalidade era a que mais a preocupava por causa do frio e a água gelada (15 graus), mas no fim não foi isso que a intimidou, , a atleta conseguiu imprimir um ritmo bom e sair com um grupo grande de meninas da água. O problema veio onde Andreia tem melhor desempenho, o pedal. 


No local e horário da prova caiu uma chuva torrencial, e a insegurança dominou a atleta nas curvas, contornos e descida, pois havia o grande receio de quedas , o que já havia acontecido anteriormente em vários acidentes, e para completar, ao passar por um redutor de velocidade na 2a. volta (eram 3 voltas que somaram 22.400km) o guidão soltou e desceu, e aí ela conseguiu fazer uma media de 32/km. 

Segundo ela “As minhas transições foram péssimas, além de serem longe da saída das modalidades, a T1 fiz para 6min porque quando entrei na área de transição perdi a bicicleta, não encontrava o corredor da minha categoria (eram 3.000 bicicletas na área de chegando para encontrar o local das nossas bikes”. transição), foi quando segui as outras meninas da minha categoria que estavam

A t2 ela fez em 5min, levou aí uma penalidade por ter desafivelado o capacete antes de colocar a bicicleta no cavalete(puro nervosismo para uma atleta tão tarimbada e premiada) . Por fim a corrida que esperava sua maior performance, por causa do seu foco nos treinos para melhorar, saiu o feijão com arroz de sempre, nem melhor e nem pior. 

Bom, tudo isso foi só o aquecimento para o Mundial de Triathlon Olímpico e vamos torcer por essa nossa atleta genteeeeeeeee para amanhã15/09

Seu relato de hoje 15/09

Hj foi tudo diferente...
Tudo certo, desafios superados e a colheita, ótimo desempenho. Fiz meu melhor tempo em prova olímpica: 2:32h. Como ja era de se esperar o dia amanheceu frio e a água estava congelando, por esse motivo diminuíram a metragem da natação, meu garmim (gps) marcou 1040mts, mesmo assim, nadei bem levando em consideração a temperatura da água (acho que porque eu queria sair logo da agua)

O pedal foi o mais bonito que ja fiz, percurso pelos pontos turísticos mais famosos de Londres. Começamos passando embaixo do Wellington Arch, jardins do Buckingham Palace, relógio Big Ben e a ponte Tower Bridge. Mas com tanta beleza foi duro, tinha algumas subidas e muito vento, contra, de lado, rajadas... Entreguei os 40km de Bike em 1:15h. Corrida, para variar, feijão com arroz. Os 1os. 5km correndo com media de 5'/km, mas os últimos 5km comecei a sentir câimbras no músculo acima do joelho das 2 pernas( penso que foi a temperatura muito fria) onde diminui meu ritimo estupidamente, fechando os 10.100km para 53min, 5:18/km. 

Vocês devem estar perguntando, e as transições? Essas eu destruí! Ambas, natação para a Bike, e Bike para a corrida, tinha que percorrer 600mts cada para chegar onde estava as coisas para a troca de modalidade. A 1a fiz em 4'34" e a 2a. 3'55". 

"Percebi que a vitoria nem sempre é ficar em primeiro lugar, mas sim, obter o melhor de si." E hj eu obtive! 

Agradeço a família e amigos , mas principalmente aqueles q me ajudaram a estar aqui hj. #hospitalortopedico #seebmt #equipetoc



Superação é isso e força nossa Triatleta, na próxima estaremos novamente com você

Bjs e vamos lá prestigiar meninas



Nenhum comentário:

Postar um comentário